Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comissão de vereadores de Humaitá, visitam SEPROR e Sede Regional do INCRA em Manaus

por Gabriel Caetano publicado 03/04/2019 16h40, última modificação 03/04/2019 16h39

A Comissão dos vereadores de Humaitá, formada por Joel Guerra, Manoel Domingos, Professor Ivo Dias, Ley Siqueira liderada pelo presidente da Câmara Alexandre Perote, que estão em Manaus, visitaram na manhã desta terça-feira (02), à Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror) onde foram recebidos pelo secretário de estado, Petrucio Magalhães Junior.

Na oportunidade, os parlamentares humaitaenses apresentaram diversas demandas do município no segmento do setor primário, entre elas a necessidade de amenizar os prejuízos causados pela cheia do Rio Madeira que este ano, já ocasionou um grande prejuízo no escoamento da produção rural, não somente nas várzeas como também ao longo das vicinais do Alto Crato, e de outras nas comunidades de Cristolândia e Realidade. Foi reforçado ainda o pedido da secretaria municipal de agricultura que apresentou projeto com pedido de mil toneladas de calcário, 5 mil litros de diesel e 2 mil hectares de mecanização, que atenderão cerca de 250 produtores rurais de Humaitá. Foi pedido também a reativação da agroindústria de derivados da cana de açúcar, que fica no km 52 da BR 319 que pertence a Associação dos Produtores Rurais da Comunidade de Santa Luzia.

sepror1

Os vereadores de Humaitá, solicitaram do secretário Petrucio Magalhães, a recuperação e abertura das vicinais, existentes no município, para evitar a perda de nossa produção como o abacaxi, a banana e o mamão que muitas vezes apodrecem por falta de escoamento.

Precisamos da ajuda do governo do estado, pois todos os anos perdemos a maior parte de nossa produção regional, estamos aqui para pedir a visita técnica da SEPROR aos nossos produtores, para avaliar os prejuízos sofridos por eles, e que o estado reforce o escritório do IDAM de Humaitá com mais estrutura para auxiliar ainda mais, nossos produtores regionais”, disse Alexandre Perote.

Após ouvir atentamente todas as demandas expostas pelos vereadores, o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, fez encaminhamentos que darão celeridade as demandas apresentadas como, a formação de uma comissão técnica do Sistema Sepror, para ir a Humaitá e fazer um levantamento dos prejuízos causados aos ribeirinhos, assim como sugeriu a realização de uma audiência pública, que será organizada pelo município de Humaitá para tratar de ações emergenciais que trarão soluções aos produtores da região. A Comissão dos vereadores, ainda definirão a data dessa audiência pública que deve acontecer no final do mês de maio, com a presença de todo o sistema SEPROR.

A Comissão de vereadores visitou ainda a SEDE REGIONAL DO INCRA em Manaus onde foram recebidos pelo superintendente regional João Jornada da Jornada, pelo engenheiro agrônomo, Marno Elisandro Losekann e pelo chefe da unidade do INCRA de Humaitá, Lucas Eduardo Romitti.

sepror2

Na pauta os vereadores abordaram assuntos relacionados a regularização fundiária no município para dar oportunidade dos produtores da zona rural, obterem em definitivo seus documentos e com isso terem acesso ao crédito rural e incentivos do governo do estado e federal, foi tratado ainda a legalização das áreas da Comunidade do IPIXUNA, onde os vereadores formalizaram pedido destas áreas para o município, apresentaram ainda pedido através de ofício de toda a documentação do processo licitatório no valor de R$ 10.100.000,00 (Dez milhões e cem mil reais) que foi destinado a abertura de vicinais na Comunidade de Realidade, através de uma emenda do então deputado federal Pauderney Avelino, para acompanharem de perto a aplicação deste recurso no período do verão amazônico, vindouro final de maio.

Texto: Chaguinha

ACRÍTICA DE HUMAITÁ